ORCHIDACEAE

Brasilidium praetextum (Rchb.f.) Campacci

Como citar:

Danielli Cristina Kutschenko; Tainan Messina. 2012. Brasilidium praetextum (ORCHIDACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

523.860,16 Km2

AOO:

48,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie ocorre na Mata Atlântica, nos estados da Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná (Barros et al., 2011). Segundo Miller et al. (2006), na Serra dos Órgãos, a espécie ocorre a mais de 1500m de altitude.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

?<i>Brasilidium praetextum </i>tem ocorrência registrada para os estados da Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, desenvolve-se em ambientes de Mata Atlântica.Possui uma extensão de ocorrência de407.421km². Apesar de a espécie ocorrer em áreas de grande interferênciaantrópica, esta ocorre em diferentes tipos florestais eapresenta uma distribuição ampla. Desta forma, <i>Brasilidium </i><i>praetextum </i>é uma espécie Menospreocupante (LC). Porém, maiores estudos populacionais e de exploração poderãofuturamente levá-la a uma nova avaliação.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila = Floresta Pluvial (Barros et al., 2011). Floresta Ombrófila Mista (Barros; Rodrigues; Batista, 2009)., Floresta Mesófila Estacional Semidecídua de Altitude (Pansarin; Pansarin, 2008).
Habitats: 1.5 Subtropical/Tropical Dry, 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane, 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland
Detalhes: Erva, epífita (Barros et al., 2011).De acordo com Pansarin e Pansarin (2008) a espécie floresce em abril e maio na Serra do Japi. Na Serra dos Órgãos a espécie é encontrada em florestas de montanha, recebendo chuvas pesadas de setembro a abril, expostas a garoas pesadas e nuvens constantes pelo restante do ano. As flores emergem em um panículo basal balançante, de até 70cm de comprimento, que pode apresentar até trinta flores, sendo a floração no final de janeiro e fevereiro, quando as flores duram por cerca de três semanas (Miller et al., 2006).

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Em virtude de sua localização, entre doisgrandes centros (Campinas e São Paulo) e circundada por regiões densamente povoadas,a Serra do Japi vem sofrendo, ao longo depraticamente toda sua extensão, grandeinterferência por ação antrópica. As florestas mesófilas estacionais semidecíduas estão sendodevastadas no interior do estado de São Paulo,muitas vezes pelo avanço de lavouras de canade-açúcar (Pansarin; Pansarin, 2008)

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
A espécie foi considerada Criticamente (CR) ameaçada na Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).
Ação Situação
5.7.1 Captive breeding/Artificial propagation
Alvarez-Pardo e Ferreira (2006) realizaram testes de germinação a armazenamento de sementes da espécie. Os resultados mostraram que as sementes podem ser armazenadas a ate 30 meses, porém com índices de germinabilidade em torno de 25 a 35%.

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
Ornamental
​Espécie ornamental (http://www.vicoorquideas.com.br/produto.aspcodigo=159).